quinta-feira, 26 de maio de 2011
O que é arte urbana ?
Hip-Hop
No Brasil
O berço do hip hop brasileiro é São Paulo, onde surgiu com força nos anos 1980, dos tradicionais encontros na rua 24 de Maio e no metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MCs, Doctors MCs, Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin Hood, entre outros.
Atualmente existem diversos grupos que representam a cultura hip hop no país, como Df Zulu Breakers(Brasilia-DF)Movimento Enraizados, MHHOB, Zulu Nation Brasil, Casa de Cultura Hip Hop, Posse Hausa (São Bernardo do Campo), Hip Hop Mulher, Associação de Hip Hop de Bauru, Cedeca, Cufa (Central Única das Favelas). A principal premiação do hip hop no país é o Prêmio Hutúz, em cerimônia realizada todo ano. É organizado pelo Hutúz e é considerado o maior da América Latina.
o hip hop forma um conjunto de coisas como a dança, o grafite,a musica e outras coisas também que as vezes passa despercebidas nas cidades.
Intervenção Urbana
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Le parkour
O parkour foi criado na França, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle. Quem pratica o esporte urbano Parkour é traceur.
Alguns monumentos de Campinas-SP
Monumento às Andorinhas Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC Representa um grupo de andorinhas em pleno vôo, concebido em bronze sobre uma base de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini, terminado em 1957, não tendo havido inauguração oficial. Situava-se antigamente no Largo das Andorinhas e hoje encontra-se em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC. | |
Monumento Bicentenário de Campinas O monumento foi criado com base em dois elementos fundamentais: o número dois, alusivo ao Bicentenário da cidade, e o crescimento vertiginoso de Campinas nos últimos anos. Possui em sua parte frontal, saindo da base uma figura em bronze de uma mulher coroada com quatro metros de altura, segurando o "Brasão de Campinas" e com uma área vazada no peito, em forma de coração. A figura representa a "Princesa do Oeste", que tem o coração aberto a quantos procurarem a cidade e a todos os seus filhos. O pilar básico possui a data da fundação da cidade em bronze na sua base e a data do Bicentenário no alto. | |
Monumento aos Imigrantes Local: Praça Sant'ana em Sousas/Julho de 1970 Formado por uma grande coluna de mármore cor âmbar, ostentando na face anterior em bronze, as figuras em tamanho natural, de um jovem casal em atitude de quem olha ao longe, para o futuro. A figura da mulher carrega ao colo uma criança adormecida e a figura do homem carrega uma sacola de viagem. Na face posterior do monumento apresenta-se em bronze o emblema do Lions Clube Campinas - Sousas, entidade promotora da homenagem. |
Monumentos históricos
Confira a seguir alguns patrimônios históricos e informações sobre cada um deles:
- Cristo Redentor:
- Congresso Nacional: localizado em Brasília, a sede dos três poderes políticos brasileiros possui uma arquitetura deslumbrante e moderna, criada por Oscar Niemeyer. Os edifícios apresentam estruturas resistentes e abusam do contraste de formas. O Palácio do Planalto se destaca por combinar curvas e retas no seu formato, além de abrigar o gabinete presidencial.
- O Passageiro: monumento pouco conhecido no Brasil, mas que caracteriza um pouco da história do Paraná. Localizada em Londrina, a estátua foi erguida em 1987 no terminal rodoviário da cidade.
- Estação da Luz: construída em São Paulo, sua inauguração é datada de 1867 e simbolizou o crescimento da metrópole durante o século XX. A metro-ferroviária passou por algumas reformas ao longo do tempo, mas ainda mantém traços da mesma arquitetura.
A pichação na sociedade atual
A pichação, por incrível que pareça, não pode ser tratada como simples caso, pois situa dentro de outros contextos da cidade. Quem é que nunca andou pelas ruas da cidade e nunca se incomodou com os desenhos pichados?
Os rastros da pichação estão em tudo que se olha na cidade, tudo já virou alvo das latas de tintas e outros materiais usados para pichar. Geralmente, não todas, as pessoas que picham são membros de gangues. E isso acaba contribuindo para a violência nas ruas da cidade.
O movimento dos pichadores é tão grande nas cidades, que o governo
está tomando atitude de ceder muros para eles não picharem mais a rua. Afinal, pichação é o ato de desenhar, rabiscar, ou apenas sujar um patrimônio (público, privado) com uma lata de spray ou rolo de tinta.
Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.
O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem sempre divulgar essa idéia.
O grafite e a pichação
A Diferença entre os dois
A pichação vem causando polêmica cada vez mais entre a sociedade. Então resolvemos colocar isso em debate.Vamos conhecer agora o que é o grafite e o que é a pichação.
Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo. A mais recente arma contra a ação dos pichadores é o artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.
As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite.
Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da ´´malandragem´´ e levar pichadores para o caminho da arte.
O grafite faz tanto sucesso hoje, que até recentemente o rei da Escócia mandou seus filhos contratarem alguém para renovar a pintura do castelo e eles resolveram chamar três grafiteiros brasileiros para fazer a obra-de-arte .
O rei falou que quando eles começaram havia estranhado, pois nunca tinha visto uma arte assim tão bonita.
Também há uma diferença entre a pichação, pois ela não é respeitada por ninguém. E o grafite é respeitado porque trata-se de uma arte muito bela. Porém, mesmo que o grafite seja muito belo, tem gente que não gosta desse tipo de arte.