quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alguns monumentos de Campinas-SP


Monumento às Andorinhas
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC

Representa um grupo de andorinhas em pleno vôo, concebido em bronze sobre uma base de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini, terminado em 1957, não tendo havido inauguração oficial. Situava-se antigamente no Largo das Andorinhas e hoje encontra-se em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC.

Monumento Bicentenário de Campinas
Local: Largo das Andorinhas

O monumento foi criado com base em dois elementos fundamentais: o número dois, alusivo ao Bicentenário da cidade, e o crescimento vertiginoso de Campinas nos últimos anos. Possui em sua parte frontal, saindo da base uma figura em bronze de uma mulher coroada com quatro metros de altura, segurando o "Brasão de Campinas" e com uma área vazada no peito, em forma de coração. A figura representa a "Princesa do Oeste", que tem o coração aberto a quantos procurarem a cidade e a todos os seus filhos. O pilar básico possui a data da fundação da cidade em bronze na sua base e a data do Bicentenário no alto.

Monumento aos Imigrantes
Local: Praça Sant'ana em Sousas/Julho de 1970

Formado por uma grande coluna de mármore cor âmbar, ostentando na face anterior em bronze, as figuras em tamanho natural, de um jovem casal em atitude de quem olha ao longe, para o futuro. A figura da mulher carrega ao colo uma criança adormecida e a figura do homem carrega uma sacola de viagem. Na face posterior do monumento apresenta-se em bronze o emblema do Lions Clube Campinas - Sousas, entidade promotora da homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário